Escola
Seomara da Costa Primo (Lisboa, 10 de Novembro de 1895 - Amadora, 2 de Abril de 1986) distinguiu-se como professora do Ensino Liceal e do Universitário, investigadora nas áreas das Ciências Naturais e da Educação, e como activista do movimento associativo do professorado do ensino liceal.
No decurso do ano lectivo de 1917-18 frequentou na Faculdade de Medicina as cadeiras de Histologia e Embriologia. Em 1942 defendeu a Tese de Doutoramento, tendo sido a primeira mulher a doutorar-se em Ciências, o que lhe valeu a divulgação do ocorrido na Imprensa quotidiana bem como o acesso à cátedra de Botânica na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1943.
Foi como professora do Ensino Liceal - cargo que viria a acumular com a docência Universitária entre 1921 e 1942 - que desenvolveu intensa actividade tanto no campo científico e pedagógico como no associativo.
Seomara foi autora de inúmeros artigos de índole científica, publicados na imprensa da especialidade, bem como em órgãos de divulgação, tendo sido citada na imprensa estrangeira. Efectuou diversas viagens de estudo de âmbito científico e pedagógico, à França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Suíça.
Trabalho Feito Por:
Emanuel semedo Nº12
Esmael Pereira Nº13