Falagueira
Falagueira é uma freguesia portuguesa do concelho da Amadora, com 1,45 km² de área e 14 530 habitantes (2011). Densidade: 10 020,7 h/km².
A Falagueira é um dos núcleos populacionais mais antigos da Amadora, como é atestado por algumas ilhas de arquitectura tradicional da região saloia, como é o caso da que resta da antiga aldeia da Falagueira.
A história da Falagueira ficou ligada à rede de comunicações anterior à construção do caminho-de-ferro, com o aparecimento, na Porcalhota, de serviços de apoio à circulação, no local do entroncamento das actuais rua Elias Garcia (antiga estrada de Sintra ou Estrada Real) e estrada da Falagueira. Surgem, assim, por exemplo, o Chafariz da Porcalhota e o antigo Pedro dos Coelhos, casa de pasto referida por Eça de Queirós no livro Os Maias.
O caminho-de-ferro Larmanjat Lisboa-Sintra fazia paragem neste local.
Em 2008 a freguesia da Falagueira passou também a estar na internet graças à realização de um website por parte dos alunos da escola local Mães d'Água. Os alunos João Espírito Santo, Bruno Pereira e Liliane Ramos liderados por Manuel Afilhado Rodrigues foram os primeiros a dar a esta freguesia um local na internet.